sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Retrospectiva 2020

Como curiosidade, resolvi fazer um levantamento das promoções na Xbox Live durante 2020.

Durante o ano, entraram em promoção um total de 13.608 itens. Por itens, entenda jogos, DLCs, bundles de jogo + DLC, pacotes de moedas.

12.160 para Xbox One, 1446 para Xbox 360 e 2 exclusivos de Xbox Series.

Considerando itens diferentes (por exemplo, se GTA V entrou 5 vezes em promoção, conta apenas uma), foram um total de 4.114 itens. 

3.539 para Xbox One, 573 para Xbox 360 e 2 para Xbox Series

Separando por tipo, foram 10.503 jogos (aqui incluído tanto jogo base, quanto bundle de jogo + DLC), 2.890 pacotes de DLCs e 212 pacotes de moedas.

Jogos:

Considerando apenas jogos e bundles de jogos + DLC, foram 9.271 para Xbox One, 1.230 para Xbox 360 e 2 para Xbox Series. Pegando apenas os itens diferentes, foram 2.956. Para Xbox One: 2499, para Xbox 360: 455 e para Xbox Series: 2.

DLCs:

Considerando apenas pacotes de DLCs, foram 2.674 para Xbox One e 216 para Xbox 360. Foram 1.058 DLCs diferentes, sendo 939 para Xbox One e 119 para Xbox 360.

Coins:

Só houve promoção de pacotes de moedas para jogos de Xbox One, no total de 212 itens em promoção. Sendo 101 diferentes.

Durante o ano houveram 6 grandes saldões com mais de 500 itens em promoção em cada uma.

Em dezembro: Promoção Contagem Regressiva (786 itens)
Em novembro: Black Friday (703 itens)
No final de abril: saldão de DLCs + saldão América Latina (664 itens)
Começo de abril: Promoção de outono (617 itens)
Meio de agosto: Ultimate Game Sale (564 itens)
Início de junho: Promoção Deals Unlocked (época da E3) (549 itens)

Além de várias menores, com 300 e pouco e 200 itens. A média de jogos por promoção, incluindo as normais semanais e estas grandes, são 191 itens em cada.

Também aproveitei para conferir se realmente o Xbox 360 está sendo deixado de lado como o pessoal tanto reclama, ou se era só impressão. As 4 promoções com mais itens para Xbox 360 ocorreram todas até abril de 2020, 3 delas com mais de 120 itens para ele. De lá para cá, todas as promoções, inclusive as grandes, não passaram de 45 itens para o Xbox 360.

E os jogos que entraram mais vezes em promoção foram:

Para Xbox One:


Para Xbox 360:

Battlefield 3 - 10 vezes
Skate 3 - 10 vezes

39 comentários:

  1. Ou seja, o 360 ficou mesmo de lado nas promoções do segundo semestre de 2020. Acredito que a situação não melhore em 2021,a não ser que a retomada de lançamentos de jogos na retro coloque o.360 em foco novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara_o que choradeira é essa... to tomando raiva do 360 igual tenho do ps. 360 já morreu e só não tá enterrado ainda porque a MS ainda não desligou os aparelhos, mas também não vai revivê-lo. Joga esse console pela janela logo. Que choradeira. Também não tenho grana para pegar lançamento para o meu One, mas tô cheio de jogo para jogar, e não to falando de jogo do Game Pass, to falando de jogo que comprei. Só hoje comprei 3 jogos e desembolsei R$ 8,25 (Assassins Creed Unity, Just Cause 3: XXL Edition e um do Cartoon Network que esqueci o nome) podem não ser uns jogaços, mas 8,25, no One e vocês chorando por jogo de 360. Tenha dó galera, essa piada de reclamar de promoção para o 360 já perdeu a graça faz tempo. Ah, esqueci de falar, além de tudo tô assistindo O Mandaloriano pelo mês grátis do Disney+ que resgatei pelo Game Pass. Para com esse troço de 360 e vem para o futuro. No one e no Series X/S Também da para jogar 360.

      Excluir
    2. Curioso pra saber onde você comprou Just Cause 3 XXL por esse preço.

      Excluir
    3. Cara eu acho que a questão do Xbox 360 estar sendo abandonado é triste não só pra galera que tem o console, mas até pro pessoal que tem o Xbox One tb e quer alguns jogos da retrocompatilidade, como é o meu caso.
      Eu tenho um One a 2 anos e todos os jogos que eu qria jogar no One já comprei, agora queria alguns do Xbox Clássico e do 360 que não tive oportunidade de jogar.
      Então espero q a MS invista um pouco mais nisso, pensando nesse nicho de pessoas como eu. Seria legal!

      Excluir
  2. Excelente trabalho Mauro, cê é o cara!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana Mauro, valeu! O negócio é colocar os jogos que queremos comprar na lista de desejos do Xbox, assim temos um controle melhor sobre qual game pegar, porque essa promoção de ano novo mesmo teve bastante coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz isso e descobri que um jogo que eu nem lembrava mais tava em promoção por R$ 3,60, essa lista de desejos da nova loja ficou muito boa.

      Excluir
  4. Legal ver essa análise Mauro. Agradeço também pelo seu trabalho com esse blog, pois comprei muitos jogos neste ano e economizei bem aproveitando essas informações! Continue com o seu excelente trabalho, pois tem ajudado muita gente que gosta de comprar e economizar nos jogos. Vlwwww!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho!! Muito show!!

    ResponderExcluir
  6. Compro poucos jogos, pois uso mais os do game pass . Mas sempre acompanho as promoções de 90% pra ver se aparece alguma pechincha de jogos que gosto e garantir pra sempre. Esse site é excelente. Só acho que poderia ter algum lugar pra vermos o histórico completo das promoções (em uma tabela só) . Assim poderíamos saber quantas vezes um jogo especifico ficou em promoção, datas das promos e média de desconto.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelo levantamento dessas informações. Feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  8. Top top Mauro parabéns e 2021 estamos aí

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Mauro. Já virou tradição acompanhar as promoções na segunda a noite. Belo trabalho. E desculpa me irritar com a galera reclamona do 360.

    ResponderExcluir
  10. Aquele trabalho que você respeita, parabéns Mauro.

    ResponderExcluir
  11. Este site é razão de ser dos gamers encontrarem as melhores ofertas em jogos.
    Centenas de youtubers passam aqui para fazer seus vídeos.
    Muito obrigado e que a força continue o iluminando neste excelente trabalho.
    Parabéns 😎👍

    ResponderExcluir
  12. 360 foi um bom console e tudo, mas já tem mais de 15 anos, normal ser deixado de lado, só é surpreendente como tem sido lento. Estou curioso pra saber quando a MS vai parar de dar os GWG para quem tem 360 e focar só no One e Series.

    ResponderExcluir
  13. Excelente trabalho Mauro! Provavelmente a Microsoft não tem todos esses seus dados!
    pelos jogos que entram e os valores que são ofertados.

    ResponderExcluir
  14. O 360 só não morreu de vez porque algumas empresas mantiveram promoções de seus títulos, Battlefield, FarCry, Splinter Cell... mas cadê promoções de exclusivos de Xbox 360? Não que EU precise, mas tem gente que sempre precisa.. Halo, Gears, Fable, até jogos como Alan Wake, entre vários jogos legais, a loja é da Microsoft, mas quem decide os preços e que jogos vão ter descontos, são as desenvolvedoras, repare que é sempre as mesmas coisas, Battlefield, Ghost Recon, Skate 3, Alice entre jogos antigos da EA.. normalmente as mesmas coisas.. Microsoft abandonou seus exclusivos, depois que remasterizou Ori, Gears, Halo, etc só vemos promoção dos remasters mas os clássicos originais foram esquecidos!

    Acredito que por isso as pessoas tanto falam que promoções de 360 morreram, estão sempre mais do mesmo, com as mesmas coisas, mesmos preços, literalmente tudo repetido!

    Até jogos clássicos da Bethesda não tenho visto pra 360, o clássico Black, os antigos Call of Duty 2 e 3, ou World at War, que via antigamente em promoção, hoje não se vê mais nada disso... Morreu!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Mauro. Feliz ano novo pra você e sua família. Há vários anos acompanho esse site. Muito valoroso o trabalho que você faz aqui. Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  16. Boa idéia, show de bola! Parabéns e sucesso pra vc

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Mauro!
    Entro no seu site basicamente todo dia, no máximo a cada 3 dias, para não perder as promoções!
    Sei que deve dar muito trabalho manter atualizado com os jogos da Microsoft, mas se pudesse dar uma sugestão, poderia colocar promoções do Google Stadia quando aparecerem (as promoções do PS4/PS5 você já falou anteriormente que não tem interesse por estarem bem expostas na PSN, mas mesmo assim já coloca algumas de vez em quando), seria o primeiro lugar que veria isso acontecer...
    Abração, continue o bom trabalho e feliz 2021!

    ResponderExcluir
  18. Excelente trabalho Mauro, como sempre!
    Feliz 2021

    ResponderExcluir
  19. uma dúvida...esses 6 saldões do ano....se repetem na mesma data? tipo agora o proximo sera somente em abril ou vai ter algum antes ou fora desse periodo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Derfel, esses 6 costumam acontecer todo ano, mais ou menos no mesmo período. Porém, além deles tem diversas promoções menores. Toda semana tem promoção na Xbox Live, e pode ser que o jogo que você queira entre nos saldões semanais.

      Excluir
  20. Ta ruim! Vamos chorar na internet e espancar boneco no youtube.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns Mauro! Tem que ter dedicação para levantar dados assim. Um abraço.

    ResponderExcluir
  22. Ótimo trabalho, como sempre, Mauro. Feliz 2021. Obrigado pelas dicas que ajudam muito. Já pensou em criar um apoia.se para o site? Acredito que muita gente contribuiria.

    ResponderExcluir
  23. Muito massa o levantamento. Curti saber dos dados!

    ResponderExcluir
  24. Muito massa essa retrospectiva que você fez Mauro. Foi a cereja do bolo, pra coroar todo o seu trabalho durante o ano. Ninguém faz um trabalho voltado ao Xbox como você.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir